Teleconsulta

23 abril, 2020

Como funciona a teleconsulta?

Em tempos de pandemia, estamos nos adaptando à realidade da melhor forma possível, com o objetivo de não expor os pacientes ao risco de contaminação pelo COVID-19.

A teleconsulta é realizada por chamada de vídeo, e o paciente deve estar em local silencioso e ter acesso à internet. A confidencialidade médica é mantida, portanto devem estar no ambiente apenas os acompanhantes que estariam no consultório. Tem a duração aproximada de 40 minutos, como a consulta presencial. Documentos emitidos na consulta serão enviados via PDF com assinatura eletrônica (certificação digital).

Muitas vezes a teleconsulta precisa ser complementada por atendimento presencial, para exame físico adequado. Essa avaliação não será cobrada, e tem o prazo de 30 dias para ocorrer.

O pagamento da consulta deve ser realizado antes do horário agendado, e será emitida nota fiscal eletrônica.

Rinite

21 abril, 2020

O que é rinite?

Rinite é um processo inflamatório da mucosa nasal.

Sintomas como obstrução nasal, secreção nasal, prurido, espirros, tosse, dor de cabeça, alteração do olfato, roncos, dentre outros, podem estar presentes.

Existem diversos tipos de rinite, como, por exemplo alérgica, vasomotora, infecciosa, medicamentosa. O diagnóstico diferencial e adequado tratamento deve ser feito por um otorrinolaringologista.

O que é foniatria??

21 abril, 2020

Foniatria é uma área de atuação da otorrinolaringologia. O foniatra é o médico especializado nos distúrbios de Comunicação e Aprendizagem. Sua função é o diagnóstico diferencial de problemas em qualquer uma dessas áreas, o encaminhamento às terapias adequadas e o acompanhamento da evolução do paciente.

Alterações de fala, de comportamento e de aprendizado merecem uma avaliação foniátrica.

O foniatra necessita de uma visão interdisciplinar, ocupando-se das interfaces entre a otorrinolaringologia, neurologia e psiquiatria, assim como da linguística, pedagogia, sociologia, antropologia e demais áreas da saúde, como fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, odontologia, terapia ocupacional.